sexta-feira, abril 24, 2009

CUSTO DOS PRODUTOS IMPORTADOS DA CHINA

Quando o empresário decidiu importar da China e já encontrou o fornecedor (ver tópico Como encontrar fornecedores na China), o próximo passo é fazer a cotação dos produtos.

Nesse tipo de contato, é muito comum a utilização de email, MSN e Skype. Alguns fornecedores não enviam tabelas de preços, então eles pedem para escolher os produtos de interesse no site deles e provavelmente farão o preço de acordo com a “cara do freguês”, ou neste caso, volume e freqüência de compras. Detalhe: o chinês não tem restrição nenhuma em vender um produto por 10 dolares para um cliente e por 1 dólar para outro cliente. Se eles derem o preço e o comprador aceitar, eles vendem normalmente. Eu tenho clientes que pagavam 2 dólares em alguns itens em 2004 e hoje, comprando um volume 10 vezes maior, paga no mesmo produto 0,60 centavos de dólar.

Tão importante quanto o custo unitário dos produtos é o peso, embalagem e volume. Pois para calcular o custo de entrada, a receita federal soma o custo do frete no custo do produto e começa a tributar a partir desse número. Muitos produtos apresentam custo super baixo na china, mas devido ao volume e distância entre nossos países, o custo de frete faz toda diferença. Atualmente o frete aéreo para um quilo ou metro cúbico de hong Kong para Guarulhos/Viracopos ou Curitiba gira em torno de 9 dólares. O frete marítimo gira em torno de 1200 dólares num container de 20 pés, que cabe aproximadamente 28 metros cúbicos ou 28 toneladas.

Com o custo do produto e do frete em mãos, é hora de ir para a parte mais cara, chata e burocrática dos importadores brasileiros, os impostos. Para isso não vou explicar como faz os custos pois os cálculos são todos invertidos e fica muito mais fácil simular numa planilha de cálculos. Não arrisque fazer sem ajuda de um profissional da área, pois a surpresa pode ser desagradável. Um despachante aduaneiro é a pessoa indicada para calcular os impostos e verificar as barreiras de entrada (quando há) dos produtos no Brasil. Tudo isso é conseguido pela NCM (Nomenclatura comum do MERCOSUL) do produto (lá fora chamado de HS CODE, ou Harmonic System Code). Através desse código que sabemos quais is impostos de entrada, licenças exigidas e tudo o que precisa para importar o produto. Por exemplo, se for brinquedo vai precisar de liberação do Inmetro, se for aparelho que usa rede elétrica, vai precisar do selo Procel/Inmetro, se for remédio precisa passar pela Anvisa, se for produto que tenha direitos autorais registrados, tem que passar pelo INPI ou Carta de Liberação do Proprietário dos Direitos e por ai vai.

Feito tudo isso o resultado final é o custo do produto colocado dentro do depósito do importador brasileiro. Caso seja um custo atraente, menor que o que atualmente a empresa paga no mercado doméstico e que permita uma rentável margem de lucro, é hora de calcular o capital necessário para a operação. Pois quando o assunto é importação, não há prazo de pagamento, tudo é pago a vista ou antecipado. Isso muda a estrutura de capital de giro da empresa e é um assunto muito importante que trataremos nos próximos posts.

337 comentários:

  1. Anônimo3:39 PM

    Obrigada pelo interesse em ajudar, muita gente precisa ser mais bem informada.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:06 PM

    Rodrigo,
    parabéns pelo post. Estou montando minha empresa de importação e já estou suando frio. O que para mim era tão fácil, comprar pequenas coisas e vender, esta se tornando um monstro porque são mais de 20 passos para a mercadoria chegar na minha mae e muito desses passos tem custo. Não estou conseguindo achar um produto que seja vantagem importar. São tantos impostos e tanta concorrencia de "camelô informatizado" que fica impraticavel a concorrencia.
    A última agora é colar o anuncio do vendedor da China, anunciando no Brasil. Se vender , eles compram e mandam entregar diretamente ao cliente. Como competir com pessoas assim????

    ResponderExcluir
  3. Eu ja comprei um celular direto da china... pra meu proprio uso. paguei super barado 100% a menos que o preço do mercadolivre... e nao paguei taxa nehuma de importação... chego normalmente.. so paguei taxa de envio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5:25 PM

      se foi 100% menos que o mercado livre ele veio de graca.gostaria de saber qual o fornecedor...

      Excluir
  4. Anônimo3:43 PM

    Excelente topco. Parabens. Carlos

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:38 AM

    Primeiramente quero agradece-lo pelo post. Mais ou menos a tributação gera em torno de 60% em relação ao produto?

    ResponderExcluir
  6. Gente, a tributação depende de cada produtos. Quando se fala que gira em torno de 60%, é pq quando a importação é tida como "simplificada", similar quando se traz bagagem de mão de viagens ao exterior, o que exceder a cota de 500 dólares se paga 60%. Contudo, ao importar produtos de forma profissional, ou seja, que não se destina a consumo ou uso próprio, o correto é identificar a ncm do produto e depois com isso verificar exatamente a tributação.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo,

    Otimo blog, parabens!
    Espero que vc consiga esclarecer uma duvida minha, por exemplo quando o fornecedor me passa o CBM/ctn de cada produto eu devo soma-los até chegar aos 28 que é o que cabe num conteiner de 20 pés?

    Muito obrigada!

    Renata.

    ResponderExcluir
  8. OI Renata, tudo bem?

    Bem, respondendo sua pergunta, vc está certa no raciocínio, vc deve somar a cubagem ou peso de cada produto/caixa até lotar o container.

    O problema é quando as caixas tem dimensões não padronizadas (como máquinas ou peças grandes), para estes casos, não tem como lotar o container com 28 metros cúbicos.

    Usualmente pedimos um documento chamado PACKING LIST para o fornecedor na origem e os enviamos para o armador/transportador (agente de cargas, depende com quem vc está negociando), e então eles nos dão uma solução.

    Exemplo: eu tenho um cliente que importa aço da china, neste caso o produto é muito denso e não conseguimos colocar 28m3... o container viaja com o peso máximo permitido...

    Fique a vontade para perguntar mais.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá Rodrigo, no caso gostaria de importar ar condicionados split para manaus, quais seriam as tributacoes?

    ResponderExcluir
  10. OI Iza, tudo bem?

    Os tributos variam de produto a produto. Não me lembro exatamente qual é o valor para ar cond. split. Para o Paraná, os todos os custos ficam em torno de 58%. Isso considerando compra de ao menos um container, que equivale a aproximadamente 130 máquinas.

    Maiores informações pode entrar em contato comigo no rodrigo@giraldelli.com.br

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8:44 PM

    Boa noite Rodrigo, parabéns pelo Blog! Por favor, gostaria de ver se podes me ajudar... estou começando o processo de importação de móveis e estou com dificuldade para compor a minha tabela de preços para revenda no Brasil. Isto basicamente em função dos custos fixos na importação. Ou seja, vou importar sempre container fechado, porém dependendo do mix de produtos dentro do mesmo container o custo dos mesmos pode mudar, visto que o custo de frete se mantém o mesmo... alguma dica de como posso proceder? Obrigado! Marcelo

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Rodrigo!

    Em 1º lugar parabéns pelo Blog, as informações estão bem claras! Te add no Facebook também...

    Fiz alguns contatos na China e percebi que em determinados alimentos (no caso conservas de milho, ervilha extrato etc) estão bem em conta e os mesmos ainda fazem o produto com o rótulo e logo de minha empresa (que pretendo abrir).
    Sabe me dizer qual a margem dos tributos para esse tipo de produto?

    Certo de sua atenção, agradeço e aguardo contato!

    Felipe Eleuterio
    eleufe@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11:09 AM

    Trabalho com artesanatos e decoração,faço de tudo um pouco,mas gostaria de focar em algo que realmente me de lucro nessa area.como pesquisei algo sobre shina existe uma infinidade de coisas para importar.o que vc me indicaria?não sei quem procurar,nem para quem perguntar?.
    moro em MS Campo Grande.

    ResponderExcluir
  14. Prezado anônimo de Campo Grande, me envie seus contatos para rodrigo@giraldelli.com.br para que possamos conversar sobre seu caso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9:16 PM

    Gostaria de saber se é possivel importar produtos para ser vendidos a exatos 1 real.a quantidade acredito eu que seria grande.obrigado

    ResponderExcluir
  16. Leonardo Teixeira11:52 PM

    Para Inicio, gostaria de parabenizar você, Rodrigo Giraldelli, por responder todas as dúvidas dos internautas bem como colocar reportagens importantes e suas vivências pelo mundo afora.
    Portanto, tenho algumas dúvidas sobre produtos e importação, que se possível gostaria de obter sua resposta.

    1) Existe algum tipo de controle do governo chinês na qualidade dos produtos? Ou seja, existe alguma maneira de reconhecer os produtos com padrão internacional?

    2)Onde consigo todas as informações a respeito da carga tributária para importação de um produto? Possui alguma planilha que possa me enviar?

    3)Conhece outros canais com produtos chineses fora internet e feiras?

    4) Poderia me sugerir algum produto para iniciar?


    Bem Rodrigo, sei que algumas respostas renderiam um livro, mas até onde eu sei ainda não o lançou, gostaria que me ajudasse. Se possível até indicando algumas leituras.

    Abr. Leonardo

    ResponderExcluir
  17. Caro Leonardo, obrigado pelos elogios. Vamos às suas respostas:

    1. Não conheço controle de qualidade imposto pelo governo chinês (nem pelo brasileiro certo?). Vejo que muitas empresas tem iso9000 certificação acreditada mundialmente. Mas a maioria entrega a qualidade que se vê me fábrica. Tem que tomar cuidado por comprar da internet sem visitar ou mandar alguém (temos esse serviço) inspecionar a fábrica.

    2. a carga tributária do produto pode ser conseguida através do site da receita federal, no link http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/

    Nós usamos um software específico chamado TECWIN, é mais fácil de usar mas é pago e na RFB é mais chato de usar mas é grátis. A carga tributária varia de produto para produto, então se quer importar 10 produtos diferentes, tem que consultar cada um deles. É importante observar o ICMS do seu estado, pois cada estado tem uma tributação diferente e as vezes os produtos tb tem isenções. Não posso compartilha minha planilha, desculpe-me. Não recomendo tentar fazer a simulação sozinho, pode ser arriscado e é muito fácil de errar. Outra coisa que tem que se preocupar é com as medidas administrtivas como DUMPING, LICENÇAS ESPECIAIS E INMETRO, ANVISA ENTRE OUTRAS.

    3. Fora internet e feiras vc fica limitado à catálogos e visitar a China. Com uma pesquisa prévia, vc pode sair do Brasil com 10 ou 20 fábricas agendadas, dá pra visitar tudo em uma ou duas semanas (dependendo da região das fábricas). O custo de ir, ficar 10 dias e volta da China gira em torno de 6 mil reais.

    4. Minha sugestão de produto é aquele que vc sabe vender. Diferente do que parece, importar é a parte mais fácil. Difícil mesmo é vender e receber pelo produto vendido no Brasil.

    Estou projetando escrever o livro, por isso fiz o blog, para aprender a escrever um livro bem legal.

    Abraço, fique com Deus.

    @giraldelli

    ResponderExcluir
  18. Leonardo Teixeira8:35 PM

    Obrigado pela ajuda Rodrigo. E assim lançar o livro me avise.

    Deixo aqui uma sugestão de planilha bem simplificada e geral: http://fergonez.net/variados/impostos.php

    e aproveito para lhe fazer outra pergunta:

    1) Quando se vende um produto pela internet, e a entrega e fora do meu Estado, vou ter que pagar ICMS novamente, ou só pago uma única vez para meu Estado?

    Atenciosamente, Leonardo

    ResponderExcluir
  19. Anônimo9:54 PM

    Olá!Parabéns pelo Blog!
    Me Ajude aqui,Estou começando a importar produtos diretamente da China ou do Ebay.É necessario possuir um cartão internacional para fazer o pagamento?Sim né?
    2- Vou utilizar a tecnica de Importação e revenda DROPSHIPP!
    O que tem a me dizer?
    abração

    ResponderExcluir
  20. Prezado Anônimo, obrigado!

    Não tenho experiência com importação simplificada. Na verdade esse tipo de importação é direcionada somente para uso e consumo, de acordo com o artigo 4o. da IN 156/99, não é correto importar por courrier (simplificado) e revender, contudo há uma brecha na lei que permita fazer isso. Por outro lado não recomendo haja vista que a Receita Federal tem instrumentos para verificar e multar as eventuais irregularidades.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo9:02 PM

    ola,muito bom o blog,,ate hj o melhor q ja vi,tambem tenho uma duvida e gostaria q me ajudasse,sou cabeleireiro e gostaria de importar cabelos da india ou china para revendas aqui no brasil,mas não sei como achar,gostaria de saber se tem algum site q eu possa dar uma olhada,ate então muito obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo3:20 PM

    Rodrigo, boa tarde.
    Tenho pequena loja de ferramentas e encontrei um produto chines que muito me interessou. Tem um custo baixo, cerca de US$ 29, e pretendo adquirir 100 peças, com peso de 180 k no total.Há 3 dias pesquiso na internet e não encontro informação objetiva e precisa de como fazer a aquisiçao/importação.
    Voce pode me ajudar, me indicar alguém/empresa que possa fazer o trabalho?
    José Pereira

    ResponderExcluir
  23. José, entre em contato comigo no rodrigogiraldelli@gmail.com

    Grato.

    ResponderExcluir
  24. Caro Rodrigo, primeiramente parabéns pelo Blog que apresenta informações claras e objetivas.

    Gostaria de sua ajuda no que diz a respeito de importação da china de acessórios de celulares e informatica. Atualmente sou sócio de 3 lojas em Santigo do Chile, trazemos boa parte de nossa mercadoria da China e os tributos e encargos são bem mais simples que no Brasil. Por exemplo aqui pagamos 19% de I.V.A ( Imposto sobre valo acrescentado) e uma taxa de recebimento da alfandega, para se ter uma ideia trazemos: memorias, pendrives, adaptadores de memorias, protetores de celulares, fones de ouvido entre tanta outras coisas e o processo ocorre de forma simples e clara. No entanto estou tentando colocar um negocio similar aqui no Brasil e estou encontrado enormes dificuldades no que diz a respeito aos impostos e encargos, o qual eu não consigo enxergar o preço do custo final da mercadoria. Será que você poderia me ajudar? Sou recém formado na Universidade de Administração de Pernambuco e nunca tive uma matéria em relação ao comercio internacional, também já busquei ajuda no Sebrae PE e no FIEPE mas sem muito sucesso.

    Att, Igor Maximino.

    ResponderExcluir
  25. Grande Igor, tudo bem?

    Realmente a estrutura tributária brasileira é complexa e burocrática.

    Para se ter certeza do custo final posto na sua empresa brasileira, precisamos de:

    1. Custo na origem
    2. Custo dos fretes até o destino final
    3. NCM (HS Code) de cada produto
    4. Peso de cada produto (para fazer rateio do frete e seguro)

    O custo varia para cada classe de produto no que tange aos impostos de importação e impostos de produção industrializada (no Brasil o importador é equiparado a uma indústria).

    Também temos que ver a legislação de ICMS do estado onde sua empresa está ou estará instalada.

    Com isso conseguimos simular os custos para vc.

    Quantos itens deseja simular?

    ResponderExcluir
  26. Olá meu caro, estou importando produtos de informatica a vários meses da China e estados unidos porem em pouca quantidade, e gostaria de ampliar o meu negocio, mais não conheço ninguem por lán,como posso conceguir pessoas de confiança
    para ser meus fornecedores, e quais são os procedimentos.
    estou aguardando ,se poder me ajude .
    evailton.teixeira@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Grande Evailton, obrigado pelo comentário. Mandei uma resposta no seu email dizendo como podemos lhe ajudar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Prezado Anônimo que quer importar cabelo:
    Anônimo disse...
    ola,muito bom o blog,,ate hj o melhor q ja vi,tambem tenho uma duvida e gostaria q me ajudasse,sou cabeleireiro e gostaria de importar cabelos da india ou china para revendas aqui no brasil,mas não sei como achar,gostaria de saber se tem algum site q eu possa dar uma olhada,ate então muito obrigado.

    Obrigado por seu contato.

    entre em contato comigo em rodrigogiraldelli@gmail.com ou rodrigo@giraldelli.com.br para esclarecermos alguns detalhes.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo8:24 PM

    Oi Rodigo,

    uma empresa de Hardware na India gostaria de abrir uma filial no Brasil e importar varios materiais( routers, antenas, switches, etc.), a sua empresa oferece este tipo de seviço de consultoria? para abertura de CNPJ, licença de importação, etc.
    Att.
    Luis

    ResponderExcluir
  30. Oi Luis, tudo bem? Obrigado pelo comentário.

    Temos experiência em consultoria de importação da China e também em consultoria de negócios, onde podemos auxiliar a empresa indiana se instalar no Brasil. Com certeza podemos ajudar. Veja nosso site www.pradogiraldelli.com.br e entre em contato comigo no rodrigo@giraldelli.com.br para desenvolvermos uma solução para seu problema.

    Grato.

    ResponderExcluir
  31. Seria correto dizer então que importação em pequenas quantidades devem ser feitas com frete aéreo? Nesse caso, como iria proceder o despacho dos produtos? Funciona da mesma forma que nos portos?

    ResponderExcluir
  32. Grande Symon, na verdade a contratação do frete aéreo tem mais a ver com o valor da carga que a quantidade. Exemplo, se for trazer pouca quantidade de um produto onde o peso é alto e o valor baixo (ferro por exemplo), o custo seria muito alto.

    O processo de nacionalização é similar aos dos portos.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo2:57 PM

    Olá Rodrigo,
    Gostaria de começar a importar produtos da China, mas não sei nada a respeito.Poderia, por gentileza,me informar onde consigo informações básicas sobre como proceder, pode ser informações por internet , apostila, livro etc...
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  34. Prezado Anônimo, a matéria é bem extensa. Existem vários livros a respeito do assunto em qq livraria.

    Tudo depende do seu objetivo em relação ao tema comércio exterior? Quer se tornar um importador? Quer se tornar um profissional da Área? Logística? Tributos? Legislação? Operação? Comercialização?

    ResponderExcluir
  35. Anônimo9:53 AM

    Bom dia Rodrigo.
    Muito bom seu Post. Com ele sanamos dúvidas iniciais. Se puder me ajudar, gostaria de saber se o processo de importação de uma(somente uma) pequena impressora (não é para recenda)cuja medida é 0,60x0,60x0,40m e 25kg é possível ou vantajoso. No mercado nacional não existe similar. Agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
  36. Prezado Anônimo (da impressora). Para saber se o processo é vantajoso, precisamos saber o custo da mercadoria na origem e os impostos de importação e também o frete... para isso é preciso saber das especificações da mercadoria/produto para classificar em uma NCM. Talvez seu fornecedor tenha essa NCM...

    Se o produto não for tão caro e já que você não quer revender, a importação simplificada vai ter um imposto de 60% sobre a soma de (produto+frete+seguro).

    ResponderExcluir
  37. Olá,
    Trabalho no ramo de festas com brinquedos infláveis e gostaria de saber como faço pra importar 4 brinquedos que pesam aproximadamente 50kg cada um. Queria saber se pode me indicar lojas que sejam seguras e importadoras que sejam seguras também. Aguardo retorno, Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. OI Alessandro, entre em contato comigo no rodrigogiraldelli@gmail.com

    Eu lhe enviei um email mas não sei se recebeu.

    Grato.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  39. Rodrigo,
    Tenho uma dúvida:

    Poderia me esclarecer o preço de frete china x brasil para compra de roupas para revenda? é por m3? qual é o preço do m³?
    e no aéreo, como funciona?
    Obrigado.
    Paulo

    ResponderExcluir
  40. Prezado Paulo, tudo bem?

    MARÍTIMO: um container de 40 pés cabe aproximadamente 60 metros cúbicos ou 40 toneladas e custa em torno de 4 mil dólares da China para o Brasil.

    Um container de 20 pés leva em torno de 30 metros cúbicos ou 20 toneladas e custa em torno de 2 mil dólares da China para o Brasil

    O custo do frete aéreo gira em torno de 12 dólares o quilo ou metro cúbico.

    Lembrando que no aéreo o transit time é de 7 dias e no marítimo 40.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  41. Anônimo2:18 PM

    Boa tarde Rodrigo, qual o primeiro passo para abrir uma importadora
    Vilson,SC,Brusque

    ResponderExcluir
  42. Vilson (Brusque).

    Uma importadora é uma empresa (pessoa jurídica), que tenha em seu objeto social a função IMPORTADORA e que tenha feito o cadastro no SISCOMEX (Radar) junto à REceita Federal.

    Então o primeiro passo de fato é constituir a empresa (procure um contador) e cadastrá-la no Siscomex.

    Contudo se ainda não fundou a empresa, sugiro que faça um plano de negócios, para saber o investimento, retorno e viabilidade do negócio.

    Maiores informações em www.pradogiraldelli.com.br ou rodrigo@giraldelli.com.br ou ainda outros posts neste blog.

    ResponderExcluir
  43. Olá Rodrigo, tudo bem?

    Te mandei um email, mas só para confirmar vou mander aqui tb:

    Gostaria de tirar algumas dúvidas com você.

    Sempre fui interessada em importar produtos da china, por perceber que 80% dos produtos que chegam no nosso comercio atual vem de lá, não tenho nenhum conhecimento básico sobre isso, então gostaria muito da sua ajuda, de como começar do zero esse negócio. O meu desejo é fazer esse contato com os fornecedores, direto da china, e não via internet, gostaria de ir até la e fazer a negociação lá. Mas vejo que a burocracia no Brasil é muito grande, e tenho medo que o lucro nesse caso não seja promissor.

    Como você acha que deveria começar o negócio?
    Qual o primeiro passo para uma iniciante?
    O meu interesse é uma loja com artigos femininos gerais, moda, casa, beleza, etc...
    Acha que a chance de sucesso é grande?

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  44. anderson6:24 PM

    Boa tarde, Rodrigo.
    sabe me dizer qual a diferenca em receber mercadoria no porto de vitoria para o porto do rio de janeiro?

    ResponderExcluir
  45. Caro Anderson, não tenho experiência nos portos de Vitória e Rio de Janeiro. Em tese, os portos tem custos e prazos diferenciados, alguns são mais rápidos, outros mais demorados. Tudo depende da estrutura do porto e do pessoal que nele trabalham.

    Naturalmente a proximidade do seu depósito ou do seu mercado alvo pode determinar a escolha de um ou outro porto (mesmo que eles sejam relativamente perto).

    Por fim, existem diferenças fiscais na cobrança de ICMS nos estados, a chamada guerra fiscal, então pode ser mais barato trazer por um porto que por outro não necessariamente pela diferença operacional, como mencionei acima, mas pelo benefício fiscal que o estado (UF) oferece à duas empresas.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo10:59 AM

    Olá Rodrigo,

    Meu nome é Vinicius, preciso de informações para subsidir meu TCC de MBA, você sabe em média quanto é a redução do custo ao importar peças de informática da China, comparadas ao mercado nacional?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Grande Vinícius, impossível tratar o ramo de informática de forma homogênea, que produtos especificamente vc precisa?

    ResponderExcluir
  48. ANDERSON7:48 PM

    Rodrigo, muito obrigado pela resposta.
    estou vendo aqui varios videos e perguntando muito para amigos que trabalham nesta area, sobre, se seria melhor começar a importar coisas mais fáceis de vender sem antes ir em alguma feira. O sr acha que vale muito a pena ir nestas feiras da china e se tem alguma de preferencia. ou acha que nao 'e preciso ir necessariamente numa feira para importar.
    Desde ja muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  49. Oi Anderson, se souber exatamente o produto que se quer importar, e se esses produtos tiverem especificações técnicas, de forma que consigamos verificar, pedir por internet (email, fotos), não precisa ir pra China.

    Se tive em dúvida quanto ao produto, ou ele é de difícil especificação, como o caso de produtos de moda, fashion, utilidades domésticas, onde a qualidade e preferência tem mais a ver com o seu gosto que efetivamente especificação técnica, neste caso, recomendo ir até a China.

    Para isso, pode ir em feiras do setor ou na famosa Canton Fair, que é multisetorial.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo10:16 PM

    Rodrigo, boa noite.
    Necessito importar, pessoa jurídica, automodelos da marca traxxas, você poderia indicar onde localizo fornecedor confiável na china?

    ResponderExcluir
  51. Prezado Anônimo, a pesquisa pode ser feita pela internet, contudo a confiabilidade deve ser atestada in loco, visitando o fornecedor. Tudo depende to valor que se quer investir. Se tiver interesse, prestamos esse serviço de inspeção e auditoria em solo chinês. rodrigo@giraldelli.com.br

    ResponderExcluir
  52. anderson9:46 AM

    mais um vez obrigado.
    tenho alguns produtos em vista, mas nao sei ainda qual ao certo nem onde comprar, por isso pensei em ir nesta feira.
    sabe me dizer se tem algum limite para trazer no aviao quando eu estiver voltando, mesmo declarando. e se vale a pena devido o imposto, ou 'e como se fosse uma importação normal eu mesmo trazendo algumas mercadorias? pois pensei em trazer ja de uma vez algumas amostras.

    ResponderExcluir
  53. Prezado Anderson, lhe convido a pensar em China com uma visão mais corporativa. A viagem é cara e longa para vc trazer mercadorias como bagagem para revender. Dificilmente o custo compensará. Geralmente os viajantes de negócios trazem algumas amostras. O limite é de 500 dólares, acima disse se paga 60% de impostos.

    O tradicional é vc ir, escolher os produtos, pode até trazer amostras, volta com os pedidos em mãos, chegando aqui nós calculamos os custos, vc decide importar, envia o dinheiro, acompanhamos a produção, fazemos inspeção de mercadorias, embarcamos, esperamos chegar no porto brasileiro, nacionalizamos (pgto de impostos) e por fim vc terá os produtos em sua empresa para revender.

    ResponderExcluir
  54. anderson2:45 PM

    Vale a pena ir como pessoa Física para os Eua comprar roupa e revender no Brasil e se isso é legal? Caso nao seja qual seria a maneira de legalizar.

    ResponderExcluir
  55. Oi Anderson, esse processo não é legal para revenda dos produtos, mas sim para uso e consumo. Ir viajar e trazer mercadorias é permitido até 500 dólares sem pagar impostos e acima disso paga 60%. Mas é somente para uso e consumo.

    Para importar legalmente vc deve escolher os produtos, enviar o dinheiro através da sua empresa, embarcar a mercadoria, receber no Brasil, pagar os tributos através de sua empresa e somente depois revender (através de sua empresa).

    ResponderExcluir
  56. Anônimo10:48 PM

    Rodrigo, boa noite,
    Sites chineses vendem conteiners modificados para moradia (casa-conteiner), o preço FOB varia de US$ 4.500 a 6.000; situação que no Brasil, o produto similar é 4x mais, no mínimo. Poderia dar uma luz por gentileza, sobre como importar esse produto, impostos, e cuidados, etc.?
    Aproveito para parabenizá-lo pelo site!!
    Marcos SP

    ResponderExcluir
  57. Grande Marcos, tudo bem?

    Se no Brasil custa 4x mais que o valor na China, com certeza vai compensar importar, a menos que haja alguma barreira administrativa que o governo tenha imposto para bloquear a importação desse tipo de produto.

    Bem, primeiramente é preciso encontrar a ncm do produto, se vai trazer como conjunto ou em partes, calcular o frete e seguro, para finalmente fazer a planilha de custos de importação...

    ResponderExcluir
  58. ANDERSON12:01 AM

    RODRIGO,
    SE A DIFERENÇA DO TRANSPORTE FOR COMO VOCE ESCREVEU, VALE MUITO MAIS A PENA IMPORTAR ATRAVES DO AEREO DEVIDO A PEQUENA DIFERENCA NO VALOR E NA ENTREGA, POIS NO MARITIMO EM MEDIA CUSTA 10 REAIS O KG E NO AEREO SER 12 REAIS. E A ENTREGA SER DE 40 DIAS NO MARITIMO E 7 NO AEREO, NAO?
    CASO POSITIVO, TEM ALGUM IMPOSTO PAGO NO AEREO QUE NO MARITIMO NAO TEM OU VICE VERSAR?

    DESDE JA MAIS UMA VEZ OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  59. Anônimo12:22 AM

    Olá Rodrigo, tenho um canal de venda (loja virtual) onde começamos a vender produtos que jão encontrados aqui no Brasil, a empresa esta crescendo, e precisamos atender as necessidades do mercado, oferecendo diversos tipos de produtos como massageadores etc. A China seria o nosso canal de importação.

    Como não tenho experiência, tenho lido bastante o blog, aproveito para lhe parabenizar...
    Nossa empresa é pequena gostaria de saber se consigo importar por exemplo tablet etc, com investimento de 50 mil reais?

    De inicio seria Tablet, oculos Rayban...etc.

    ResponderExcluir
  60. Anônimo8:05 PM

    Olá Rodrigo,

    Primeiramente, parabéns pelo blog, muito util. Minha dúvida é a respeito de importações de brinquedos de madeira e plástico da China, existe muita taxação em cima desses produtos? Você comentou sobre a validação do Inmetro, como funciona essa validação? Hoje somos um escritorio de representação com uma extensa carteira de clientes e queriamos expandir o négocio importando novos produtos. O que vc acha?

    Grato
    Rafael

    ResponderExcluir
  61. Oi Anderson, me perdôe, mas acho que não me fiz entender. A diferença de frete aéreo e marítimo é brutal. Um quilo aéreo custa 12 dólares. Um container marítimo de 20 toneladas (20 feet dry) custa 2 mil dolares. Ou seja, com 2 mil dólares vc traz 20 toneladas por navio ou equivalente a 180 quilos por avião.

    Os impostos são os mesmos para ambas as modalidades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  62. Prezado Anônimo (do tablet e Rayban), obrigado por seu comentário.

    Com 50 mil reais penso que seja um valor interessante para iniciarmos com tablet. Recentemente um leitor do blog comentou que um amigo iniciara com bem menos que isso. Mas com 50k podemos comprar direto de fabricantes, ou seja, o custo é menor, temos controle da produção e podemos personalizar a embalagem e colocar sua marca no aparelho (hot stamp). Comprando quantidades menores, não teriamos acesso aos fabricantes, logo o preço é maior e não temos controle da produção.

    Quanto à óculos, penso que seja um excelente negócio, vide o caso da Chilli Beans (não se se é assim que se escreve), que esta'indo muito bem. Contudo desencorajo trazer marcas famosas, como Rayban, pois neste caso não seria tão competitivo. Contudo na China existem milhares de fábricas que podem fabricar sua própria marca. Já visitei várias delas.

    Maiores informações em rodrigo@giraldelli.com.br

    ResponderExcluir
  63. OI Rafael (dos brinquedos de madeira), acho sua ideia ótima, pois o mais importante aqui é ter o mercado nas mãos. Importação podemos cuidar pra vc. Ou seja, isso é técnico.

    Sim, brinquedos possuem altas taxas e no caso se for exigido inmetro, temos que ver qual o teste é requerido para testar os produtos.

    Geralmente o inmetro pede ensaios dos produtos, que são feitos em laboratórios credenciados, que dão os laudos para o inmetro liberar ou não a fabricação/importação do produto e classificar naquele selo de faixa etária da criança poder utilizar. Sem isso não entra no Brasil. Ainda assim no momento da nacionalização/fiscalização, pode ser requerido amostras para testes e comparação com os laudos liberados.

    Maiores informações em rodrigo@giraldelli.com.br

    Abraço.

    ResponderExcluir
  64. Anônimo1:46 AM

    Ola Rodrigo, Parabéns pelo Blog, sei que vem por ai um grande livro...gostaria que vc fizesse alguma comentario sobre as empresas que dao suporte para os importadores brasileiros na China. Ex.: tenho o contato de uma empresa que cobra 20% para um amigo, ela envia os produtos escolhidos por ele, faz todo o processo de pagamento para os diferentes fornecedores, organiza esses produtos e envia p o Brazil, com um prazo de 45 dias +/- para ele pagar dpois, obvio 10 a 20% + caro...

    Farês Trajano
    farestrajano@hotmail.com
    Macapa-Amapa e Belém-PA

    ResponderExcluir
  65. Oi Farês, tudo bem? Obrigado pelos comentários.

    Essas empresas são comuns na China, são as famosas Trading Companies.

    Eu mesmo tenho duas dessas empresas parceiras.

    Ela são muito utilizadas especialmente quando a compra na China é feita de vários fornecedores diferentes e se deseja embarcar tudo no mesmo container, chamamos isso de consolidar a carga.

    Sem essas empresas na China, alguns importadores seriam obrigados a fazer dezenas de importações (uma por fornecedor) o que seria demasiadamente caros.

    A taxa que cobramos varia de 3% a 15%, dependendo do número de itens/complexidade para consolidar.

    São operações totalmente legais, contudo vc deve tomar cuidado com quem contrata lá fora, pois o dinheiro será todo remetido para esta empresa, e ela vai efetuar os pagamentos dos seus fornecedores. Então se não for de confiança, pode gerar muitos problemas.

    O que mais gostaria de saber?

    ResponderExcluir
  66. Anônimo4:17 PM

    Olá Rodrigo,

    Só para ter uma idéia um produto que aqui no Brasil tem um custo de R$ 10,00 para ser vantajoso a importação de um similar na China deveria custar quanto em média na china ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  67. Oi Anônimo, depende do produto, pois as alíqutoas de impostos são diferentes para cada tipo de produto... Que produto vc teria interesse?

    ResponderExcluir
  68. Rodrigo boa noite, lhe envie um questionamento por e-mail, se puder dá uma atenção, só agradeço.
    Parabéns pelo Blog e sucesso no livro.

    ResponderExcluir
  69. Anônimo9:10 PM

    Boa noite Rodrigo,
    Estou com a intenção de importar Cola Hot Melt da China,gostaria de saber quais os procedimentos que temos que adotar.Minha empresa tem que ter algum tipo de cadastro junto a Receita Federal?Preciso de uma orientação com relação a custo final do produto aqui no Brasil,você presta esse serviço?
    Estamos querendo trazer menos que um container,como fazer?

    Julio César

    ResponderExcluir
  70. Grande Julio Cesar, os procedimentos são vários, contudo o resumão é esse:

    1. Empresa Formal no Brasil
    2. Radar da empresa junto a Receita Federal
    3. Encontrar Fornecedor
    4. Simular os custos
    5. Pedir amostras (se necessário)
    6. Enviar pedido
    7. Enviar dinheiro
    8. Embarcar Produtos
    9. Nacionalizar (pagar impostos)

    O cadastro que sua empresa tem que ter é o chamado "radar", que nada mais é que o cadastro de sua empresa no Siscomex, sistema de comex da RFB. Seu contador pode te ajudar a fazer isso, facilmente levando as documentações cadastrais de sua empresa até o setor ADUANEIRO de qualquer delegacia da RFB.

    Não há problema em trazer menos que um container, podemos te auxiliar em todas as fases do processo, tanto na simulação de custos quanto no processo de importação.

    Me contate em rodrigo@giraldelli.com.br

    Sucesso.

    ResponderExcluir
  71. Anônimo10:28 AM

    Rodrigo,


    estou interessada em importar alguns "gifts and favors" da China. Como eles são produtos pequenos (200 - 0,06cbm) eu não tenho idéia de uma quantidade mínima que compensaria o envio. Me disseram que eu poderia alugar conteiner com outras pessoas, já que minha cubagem é pequena e "completaria" espaço em conteiners de outros importadores.

    Pode me ajudar? Obrigada! Sane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sane, tudo bem? Sim vc pode dividir o container com outras pessoas. Nós chamamos essa modalidade de LCL - Low Conteiner Load, ou popularmente conhecido como "container consolidado" .

      Na verdade vc não precisa se preocupar com isso, basta agendar o embarque com um agente de cargas que eles correm atrás de tudo, não importa a quantidade. Basta informar o tipo de produto, quantas caixas, peso e cubagem.

      Excluir
  72. Anônimo1:19 PM

    Rodrigo meu nome é Fernando estou importanto uma impressora de camisas da china no valor de 5mil US
    a empresa vai despcahr por via aerea .
    1- A pergunda seria como faço o pagamento em dolar na conta da empresa.
    2- Quando chegar a mercadoria em São Paulo qual é o procedimento para enviar para Belo Horizonte -MG
    Abraços
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Fernando, o pagamento vc pode fazer através do seu banco ou em casas de cambio autorizadas pelo Banco Central, como a Confidence Cambio e várias outras. Para isso você vai precisar da Fatura Invoice (espécie de nota fiscal) emitida pelo importador, onde deve constar os seus dados, os dados dos produtos, valor total e conta bancária para depósito.

      Recomendo que vc contate um despachante aduaneiro para nacionalizar sua carga quando chegar no Brasil, para não haver problemas na nacionalização por falta de informações ou documentos. Mas o processo é mais ou menos assim:

      Importação Simplificada, vc recebe o produto em sua porta e paga todos os impostos e frete diretamente para a transportadora (Fedex, DHl, TNT...)

      Impostação Formal: vc paga todos os impostos no aeroporto de entrada e retira o produto pessoalmente ou mandando um representante legal.

      Excluir
    2. Anônimo11:15 AM

      Ok. Rodrigo Obrigado pela resposta, o pagamento já foi feito pelo banco do brasil.
      A importação é Formal pessoa juridica ,Você me indica algum despachante ?
      Aguardo
      Atc. Fernando

      Excluir
    3. Que legal.

      Em SP incido esse parceiro:

      www.fatortrading.com.br

      Fale com o Fernando Lima flima@fatortrading.com.br

      Excluir
  73. josé velasques10:37 PM

    Olá Rodrigo tudo bem com você?
    Seguinte eu gostaria de saber se tem como eu importar dois tipos de produto no mesmo container e se muda o valor. Tipo eu gostaria de importar bolsas femininas e guarda chuvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode com certeza, não há problema nenhum, nem alteração de valor.

      Trazamos mais de 500 itens diferentes em um mesmo container (utilidades domésticas).

      Excluir
  74. Anônimo7:18 AM

    Caro Rodrigo, quero agradecer antecipadamente pelo seu blog, moro no Japão e gostaria de saber alguma informação sobre a importação de produtos usados eletronicos e automotivos. Outro seria sobre maquinas para forma uma empresa de eletronicos (tecnologia), atualmente a Foxxcom recebeu um grande incetivo ou ainda o Brasil taxa a importação de maquinas de producao ?

    Obrigado,

    Rubens Yamamura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubens, obrigado pelo contato.

      Quais produtos usados gostaria de importar aqui no Brasil? Alguns são proibidos pelo Min. Indústria e Comércio Exterior.

      As importações de máquinas não são proibidas e algumas tem impostos bem baixos, pois o governo entende que importando máquinas, estará gerando riqueza no Brasil. Se a máquina que quer importar não tiver similar nacional produzida no Brasil, o imposto é apenas 2%.

      Me mande as informações por email rodrigo@giraldelli.com.br

      Excluir
  75. Paulo8:57 PM

    Rodrigo, tudo bem?
    Mais uma vez parabens pelo blog. Com certeza, quando seu livro estiver pronto, serei um dos primeiros a comprar e divulgar.
    Rodrigo, tenho algumas duvidas. Veja se pode me ajudar.
    1) voce vê alguma ilegalidade no Drop shipping? Minha preocupação é que vou deixar o encargo de pagar os impostos pelo comprador (se for taxado né).(e nao vou aparecer formalmente, pois o fornecedor enviará direto para meu cliente)
    2)Voce sabe se EMS correio, china x Brasil tem limite de peso? Queria trazer tv, que pesa 26 kg. Quanto custa em média o frete marítimo (se é que tem via correio) ou aéreo via correio?

    3) realmente precisa de autorização do INMETRO / Procel para trazer tv? já vi alguns importadores que nao tem essa licença.

    4) voce tem um bom fornecedor para me indicar? pode passar no meu email?

    4)Quanto custa em média, o serviço de trading companys? Para me enviar tv por exemplo. Voce tem alguma para indicar?

    Posteriormente, precisarei de ajuda para cálculo dos custos de importação. No entanto, precisaria saber essas informações para saber se é viavel o negocio.

    Obrigado.
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo,

      1. em tese não é ilegal, haja vista que vc estará apenas intermediando a compra. O problema é que como vc receberá o dinheiro, passa a ser o real vendedor e deve responder por isso. O comprador tem certeza que pode ser taxado? Acho que é mais um dilema ético e moral que efetivamente legal.

      2. Não sei se tem limite de peso no EMS, também não sei os valores dos fretes.

      3. Para revender sim, para usar não. Contudo se cair numa fiscalização, vai depender da interpretação do fiscal. Na verdade eu tenho mais experiência com importação formal, para empresas que importa para revenda. Nestes casos precisa de INmetro.

      4. Para comprar uma peça apenas não tenho como indicar. Se quiser fabricantes para comprar no atacado podemos conversar.

      Abraço.

      Excluir
  76. Paulo9:00 PM

    Outra duvida Rodrigo.

    Voce acha perigoso trazer aparelhos sensiveis via correio? como computador, tv led, notebook, tablet.

    O correio EMS envia essas coisas?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  77. Anônimo6:08 PM

    Boa tarde.
    Parabens pelo blog, muitas duvidas esclarecidas.
    Para importar um produto pequeno da china, com o valor abaixo de 10 dolares, com frete gratis, vou ter mais algum tipo de despesa de importação?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não, talvez terá que pagar o imposto de 60%, mas como o valor é baixo não há problema, certo?

      Tem que ver se o produto pode ser importado para o Brasil. Cuidado com alimentos, produtos quimicos, sementes etc...

      Excluir
  78. Anônimo3:46 PM

    Desejo importar um tablet para uso proprio que custa aproximadamente U$ 560,00.
    Quais impostos pagarei? O aparelho encontra-se em hong kong.
    Obrigado.

    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 60% em cima do valor do produto somado ao valor do frete.

      Excluir
  79. SIMAO4:55 PM

    PARABENS PELO BLOG, ESTOU MONTADO UMA LOJA DE ATACADO E VAREJO E QUERIA ESPORTAR ALGUMA MERCADORA DA CHINA E NAO TEM ESPERIENCIA NEN UMA QUERIA UM CONTAINER, E TUDO PRODUTO LEVE E TEM QUE ENCONTRAR ALGUNS FORNEÇEDORES EU QUERIA VCS PODERIA ME AJUNDAR EN ALGUMA COISA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simão, posso te ajudar em muita coisa.

      Tenho um escritório parceiro na China, liderado por brasileiros, somos profissionais em ajudar empresas importadoras brasileiras a importar da China.

      Me envie email para rodrigo@giraldelli.com.br

      Excluir
  80. Anônimo4:13 AM

    Rodrigo,gostaria de parabenizá-lo antes de mais nada !!!!! Meu nome é Renato. Gostaria de mudar de ramo, pois não aguento mais o meu trabalho ! rsrsrs Tenho umas economias (R$ 130.000,00) mas tenho muito medo e gostaria de importar aumentando gradativamente os valores de investimento. Vc recomendaria alguma coisa com risco realmente pequeno... desde ja agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, tudo bem?

      Vi que vc mandou email, podemos conversar por lá?

      Abraço.

      Excluir
  81. Anônimo1:39 PM

    Oi Rodrigo, tudo bem? Parabéns pelo blog. Nas respostas anteriores aos nossos colegas, já respondeu boa parte das minhas dúvidas, mas tem mais uma que gostaria de saber, tenho uma microempresa no ramo de materiais elétricos para automação, e gostaria saber se como microempresa posso importar da china, e quais os procedimentos.

    Obrigado pela atenção,

    att
    Robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Robson, sim, uma microempresa pode importar da China. Os procedimentos são os mesmos para quase todas as empresas (com exceção as universidades, governo etc...).

      Bem, sua empresa deve obter o radar, que é o cadastro no siscomex para poder começar a importar. Trata-se de um cadastro na Receita Federal da sua empresa no sistema de comércio exterior (Siscomex). Vc pode conseguir isso indo ao setor ADUANEIRO em qq delegacia da RFB. Existe uma lista dos documentos para vc entregar a eles.

      Existe duas modalidades de radar, o simplificado que permite a empresa importar até 150 mil dólares americanos por semestre ou o ordinário, que tem um limite bem maior de acordo com a movimentação financeira da sua empresa.

      Veja maiores informações para obtenção do radar aqui:

      http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2006/in6502006.htm

      Os formulários estão aqui:

      Simplificado:

      http://issuu.com/giraldelli/docs/anexo1in6502006_simplificada

      Ordinário:

      http://issuu.com/giraldelli/docs/anexo2in6502006_ordin_ria

      Excluir
  82. josivan leite10:35 PM

    oi Renato, tudo bem? parabens pelo conteudo ja mim tirou varias duvidas

    tenho uma empresa que trabalha com sistema de segurança (cameras,alarmes,gravados digitais de videos) como faço para importar esse produtos tenho os nomes dos fabricantes , comercializo bastante esses produtos ,como ter uma ideia de custo? tenho 40 mil para investir nesse negocio mim de uma ideia
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Josivan, tudo bem? Quarenta mil é um montante interessante para começar. Se ja tem os fornecedores, temos que fazer as cotações, classificar os produtos numa ncm brasileira, verificar os impostos, verificar o peso/cubagem, cotar frete, seguro, despesas aduaneiras no porto de destino, impostos federais e estaduais. Tudo isso chamamos de simulação de custo e podemos fazer isso rapidamente para vc, sendo que terá o custo real dos produtos quando chegar à sua empresa (salvo variação cambial, é claro).

      Bem, me passe seu contato para rodrigo@giraldelli.com.br para tratarmos dos detalhes.

      Um forte abraço... te aguardo.

      Excluir
  83. OI Josivan, tudo bem? Quarenta mil é um montante interessante para começar. Se ja tem os fornecedores, temos que fazer as cotações, classificar os produtos numa ncm brasileira, verificar os impostos, verificar o peso/cubagem, cotar frete, seguro, despesas aduaneiras no porto de destino, impostos federais e estaduais. Tudo isso chamamos de simulação de custo e podemos fazer isso rapidamente para vc, sendo que terá o custo real dos produtos quando chegar à sua empresa (salvo variação cambial, é claro).

    Bem, me passe seu contato para rodrigo@giraldelli.com.br para tratarmos dos detalhes.

    Um forte abraço... te aguardo.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo3:57 PM

    Prezado Rodrigo

    Simplesmente fantastico o seu Blog.
    Quero montar uma grife de óculos de sol, com produtos da China, tem como você me ajudar na escolha dos fabricantes?
    Como poderíamos fazer isso?

    um forte abraço

    Antonio Oliveira
    Espírito Santo

    ResponderExcluir
  85. Anônimo3:02 PM

    rodrigo excelente post,te mandei um email,estou interessado em banheiras de hidromassagem e maquinas para construção civil,ferramentas,sabe me orientar sobre frete custos.

    ResponderExcluir
  86. Opa, blz... já respondi lá. Obrigado.

    ResponderExcluir
  87. Anônimo1:51 PM

    boa tarde rodrigo.....

    tenho uma loja de roupas no bras gostaria de saber como faço pra importar roupas jquetas calças ......ou c vc poderia me indicar uma empresa no qual eu possa estar contratando para estar fazendo esse tramit pra mim...desde ja muito obriado..

    att..Bruno Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, importação de roupas e tecidos não é muito fácil, o mercado é bem protegido, as taxas são altas e dificilmente baixos volumes geram um custo interessante para importar. Contudo nada é impossível.

      Temos escritório na China que pode ajudar vc a escolher os produtos, seja em viajem para lá ou trabalhando com envio e recepção de amostras (processo mais demorado).

      Temos escritório no Brasil para te auxiliar com a burocracia...

      Se tiver interesse entre em contato com rodrigo@giraldelli.com.br

      Abraço.

      Excluir
  88. Anônimo8:36 PM

    Ola Rodrigo

    Vc pode me auxiliar onde posso encontar um lista de produtos que NÃO posso importar da China?
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Diego não conheço tal lista... o que tem que ser feito é ver os produtos que vc tem interesse em importar e consultar um a um.

      Abraço.

      Excluir
  89. Oi Rodrigo. Estou tendo um problema sério com uma importação de um container de canecas de porcelana. Tento conseguir uma LI desde inicio de Janeiro e depois de dois indeferimentos resolvi aumentar o preço de compra que originalmente era de USD0,15 para USD0,39 e mesmo assim tive a terceira tentativa de conseguir a LI negada. A Secex solicita documentos que meu agente na China nao consegue , como tabelas de preços do fornecedor com autenticação da embaixada brasileira , etc.

    O fornecedor ameaça descartar a mercadoria pois ja esta guardando ela há 3 meses.
    Você teria alguma sugestão? Essa é minha primeira importação , embora já exporte com frequencia desde 2006.

    Já consultei várias pessoas e algumas dizem que o governo brasileiro esta dificultando a importação de produtos de porcelana. Outros dizem que é pq minha empresa é nova em importação, outros porque o preço está muito baixo (mas é o preço que se encontra por lá!). Qual seria a sua opinião?

    Parabéns pelo seu Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Arthur, realmente é uma situação complicada, o fato é que sem LI não dá pra trazer e tem que se esforçar para conseguir os documentos que a Secex está pedindo. De tudo que escreveu o que fiquei mais intrigado é que a embaixada brasileira tem que autenticar os documentos, isso não deve ser difícil, mas é custoso, pois tem que deslocar alguém lá pra fazer isso.

      Se quiser verificar como podemos lhe ajudar através do nosso escritório na China, entre em contato por email no rodrigo@giraldelli.com.br ou me passe seu telefone para falarmos melhor.

      Grato.

      Excluir
  90. FLAVIO SANTOS5:46 PM

    RODRIGO BOA TARDE, ESTOU PENSANDO EM IMPORTAR DA CHINA OU COREIA UMA TV LED 55" OU 60", O VALOR MAIS OU MENOS 3500,00 REAIS, O VENDEDOR ME FALOU QUE VOU
    GASTAR NO MAXIMO 500,00 REAIS COM FRETE, ESTOU DESCONFIADO QUE VOU GASTAR
    MAIS. O QUE VOCE ACHA.
    ATENC: FLAVIO SANTOS
    ITURAMA-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavio, aconselho a comprar aqui no Brasil.

      Importando vc pagará 60% de imposto ao entrar no Brasil. Pode ser que não pague nada pois a fiscalização é por amostragem, mas o risco de se tributado é grande.

      Abraço.

      Excluir
  91. Oi Rodrigo, tenho uma outra pergunta ... Estou tentando importar uma maquina de injeção de silicone para fazer brindes . Fiz uma pesquisa na internet e nao achei nenhuma similar nacional.
    Estou tentando achar informações sobre isenção ou redução de impostos para maquinas sem similar nacional. Você poderia me informar onde acharia tais informações?
    Para conseguir essa insençãoou redução de impostos é muito complicado?

    Sds
    Arthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Arthur, para ter essa informação temos que consultar o Camex e Caex (órgãos do Governo) e se for possível, tem que entrar com um processo junto ao Min. Des. Ind. Comércio, com laudo da Abimaq e tudo, chama Ex-tarifário. É bem burocrático e o processo tem validade. Contudo se alguém já pediu esse benefíco para uma máquina igual, vc pode aproveitar também caso o processo ainda esteja vigente. (geralmente um ano).

      Dê uma olhada aqui. http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=2&menu=1174

      Podemos te ajudar a conseguir. Há alguns meses conseguimos um para importação de uma máquina de usd 2.5 mi, dos EUA. O Imposto de Importação caiu de 15% para 2%.

      Rodrigo@giraldelli.com.br

      Excluir
  92. Anônimo2:23 PM

    Rodrigo,
    Sou totalmente leigo ao tema. Porém, tenho uma pequena empresa de comércio e serviços em compressores a parfafuso. Quero importar as peças de reposição diretamente da China. Como isso funciona? A importação da China ianta é complexa? Sua empresa oferece este serviço?

    Grato José Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José Almeida, tudo bem?

      Vc disse certo, importar da China é um pouco complexo, não é nada complicado, mas é complexo. Podemos lhe assessorar em todos os passos.

      Entre em contato com rodrigo@giraldelli.com.br e me passe seu contato.

      Grato.

      Excluir
  93. Paulo Cesar11:40 AM

    Bom dia,

    minha empresa e nova tem 02 meses, gostaria de importar da china ncm(8419.19.10)qual seria o imposto atualizado deste produto.
    tem que se cadastrar em algum orgão para fazer a importação?
    o frete, por exemplo 1200 dolares o contener da china ate o brasil, mais em qual porto. moro em campo grande ms, do porto ate minha empresa tenho mais este custo de transporte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, veja o que o site do importador nos diz.

      8419.19.10
      Descrição NCM AQUECED.SOLARES D/ÁGUA, EXCETO DOMÉSTICO
      Alíquota II (%) 20%
      Alíquota IPI (%) 0%
      Alíquota PIS (%) 1,65%
      Alíquota COFINS (%) 7,6%

      Para fazer a importação tem que ter o radar.

      Para chegar em Campo Grande, sugiro nacionalizamos pelo porto de Santos ou Paranaguá...

      Excluir
  94. Anônimo4:47 PM

    Rodrigo,
    Apesar de já dever estar cansado de receber elogios, receberá mais um. Esse blog é muito esclarecedor e mesmo um leigo por completo caso leia a pagina toda sai daqui com uma boa noção do assunto.
    Minha dúvida está relacionada com 3 setores:
    1 - para importar eletrodomésticos tenho uma carga tributária de qual porcentagem (fogão, geladeira, forno eletrico, adega, frigobar, coifa). Para esses produtos preciso de aprovação em qual órgão para revender aqui no Brasil? Vocês tem conhecimento de fábricas na China para levantamento de custos do produto?
    2 - importar torneiras preciso de aprovação de algum órgão? tributação em porcentagem?
    3 - qual a porcentagem cobrada por vocês para auxiliar na escolha das fábricas na China e despachar o container e ou parcial container no Brasil?
    atenciosamente e obrigado,
    Bruno

    ResponderExcluir
  95. Silvio10:08 PM

    Ola,eu estou indo para a China,e gostaria de saber ,ate que valor eu posso trazer em malas( nao e eletronico),sei que tenho que pagar os impostos,e tambem se posso comprar em nome de uma micro empresa comum no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvio, vc pode trazer até 500 dólares de produtos sem ter que declarar para a receita. Acima disso vc deve declarar e pagar os impostos de 60%.

      Muita gente arrisca em trazer e não declarar, mas se o fiscal inspecionar vc terá que pagar uma multa além do impostos citado anteriormente.

      Sim, vc pode importar em nome de uma micro empresa comum no bBrasil.

      Excluir
  96. Parabéns Rodrigo pelo seu blogger!
    Talvez vc pode me ajudar com uma informação...
    Comprei dois tablets em um site mad in da china para revender, ambos estão em embalagens individuais, acompanhando o rastreio as mercadorias garraram na Receita Federal em CURITIBA/PR, já tive produtos tributados pela Receita Federal, incluve foi tablets também, mais estes estão parados lá desde 23/03 como conferido e não vem para meu estado para cobrar a tributação. Tem alguma coisa que eu possa fazer?
    Pois os Correios disseram que não tem nenhuma responsabilidade sobre os prazos quando os produtos estão na RF.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Josy, não sei como ajudar... de fato quando está na mão da Receita Federal tem qua aguardar a liberação. Vc pode tentar entrar em contato com eles para ver quando vai liberar, apesar de isso ser bem difícil, eles não costumam atender contribuintes.

      Não tenho experiência com importação simplificada.

      Abraço, sorte.

      Excluir
  97. Oi Bruno, obrigado pelos elogios.

    Repostas:
    1. as cargas tributárias e exigências administrativas dependem/variam de cada produto, se vc tiver a NCM pode consultar direto no site do importador da receita. Se não tiver podemos pesquisar pra vc. Esse serviço tem um custo. Para levantamento dos custos dos produtos na CHina e todos os impostos pode ser feito com nossa empresa. www.pradogiraldelli.com.br

    Cobramos por volta de 1500 reais por produto/classe e mais 300 reais por produto/classe adicional. Podemos conversar melhor em rodrigo@giraldelli.com.br

    2. Tem que pesquisar produto por produto. Não tenho experiência com importação de torneiras. Fizemos um projeto para importar da Espanha, torneiras de alto padrão, mas já faz mais de 3 anos. Não tenho os registros dos custos. Além do quê a legislação muda sempre, então tem que consultar novamente. Tenhas NCM do produto?

    3. Cobramos de 3% a 15%, dependendo do valor da carga e da complexidade do projeto (número de itens, tipos de inspeções, e tudo mais). Contudo ressado que nosso custo não interfere na viabilidade do projeto. Graças a Deus nossos clientes esTão bem satisfeitos.

    Abraço.

    www.pradogiraldelli.com.br/comercio

    rodrigo@giraldelli.com.br

    ResponderExcluir
  98. Anônimo6:45 PM

    Boa tarde Rodrigo,
    Poderia me ajudar, comprei sapatos e roupas da china, no valor de $ 267,00, recebi informação pelo rastreamento do correio que será emitido nota fiscal, para esse tipo de mercadoria poderia informar qual será o valor do imposto ?
    Grata,
    Clélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei ao certo, pois não trabalho com importação pessoa física, mas provavelmente o imposto federal será 60% do valor dos produtos+frete. Depois soma esse imposto ao valor do produto e frete e calcule o percentual de icms do seu estado (geralmente 18%).

      Abraço.

      Excluir
  99. Anônimo8:21 PM

    OI Rodrigo,
    Sou de
    goiania , nao gostaria de importar so queria saber como consigo o contato de quem importa bolsas da china, ir em sao paulo comprar ja nao compensa mais, so sei que tem uma pessoa em goiania que importa da china e vende aqui mais barato do que em sao paulo.

    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anonimo, tenho contato de fábricas e distribuidores de bolsas na região de Guangdong na China. caso queira mais informações entre em contato conosco em rodrigo@giraldelli.com.br

      Abraço.

      Obrigado.

      Excluir
  100. Anônimo7:13 PM

    Boa noite Rodrigo,pretendo importar produtos hospitalares descartaveis,nao sei nada sobre o assunto,que tipo de taxaçao,se tem alguma norma a se seguir,controle de qualidade,quais exigencias devo respeitar aqui no brasil e la fora,ficarei grato se puder me ajudar.

    att


    Alyson Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considerando que não sabe nada sobre o assunto, precisa ter uma assessoria profissional para lhe acompanhar. Primeiro de tudo vc precisa fazer a lista dos produtos, depois encontrar a ncm de cada produto. Com essas ncms vc deve consultar o site da Receita Federal e ver quais são as exigências para trazer os produtos.

      No site da Receita não vai aparecer o quê deve ser feito, mas qual órgão vc deve buscar (Anvisa, Anatel, INmetro, Min. Comércio Exterior...)

      Excluir
  101. Emanuelle11:53 AM

    Prezado Rodrigo,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo Blog.
    Se eu tivesse mais tempo disponivel, leria todas as perguntas, quem sabe a minha dúvida estaria ali, mas em todo caso, aí vai: Sou louca por sapatos e encontrei um site chines de uma empresa que os vende com o valor muito reduzido, como qualquer outro produto comparado ao Brasil. Gostaria de comprar para uso pessoal, no máximo R$500,00. O que você tem a me dizer a respeito das taxas, impostos, etc? Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Emanuelle, obrigado pelo comentário.

      Então, não tenho experiência com importação para uso próprio. Sei que os seus sapatos podem tanto entrar normalmente no Brasil, pagando uma taxa de 60% de importação + ICMS de 18% (ou menos) conforme seu estado.

      Contudo tem muito produto que entra sem tarifação, uma vez que a receita federal confere por amostragem, e não tem tempo para conferir tudo.

      Reitero que não entende de importação simplificada.

      Abraço.

      Excluir
  102. Olá,Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo Blog.quero começar importar maquinas para corte cnc ,gostaria de saber qual os impostos que vou pagar ,o valor da maquina é $6500.00 e qual a melhor transportadora custo beneficio peso 700kg volume 6m³.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.... tens a NCM da máquina? Qual cidade ela está na China? Quais as dimensões das embalagens? Para qual estado vc deseja enviar a máquina?

      Mande as respostas para rodrigo@giraldelli.com.br

      Grato.

      Excluir
  103. Olá.este blog tirou muitas dúvidas ,porém fiz uma cotação pela DHL ( frete marítimo),V = 6m³ peso 700kg ,valor da maquina $ 6500.00 (maquina CNC) valor do frete China à porto de Rio Grande $1600.00.este valor posso baixar ? tem outra transportadora para que eu possa fazer uma cotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza pode baixa, mas tem que ser importação formal. Pra vc ter uma ideia, com 1600 dóares vc consegue pagar um container inteiro de 20 pés (30 metros cúbicos). Muitos fatores são considerados na importação.

      O frete pode ser fechado com AGENTES DE CARGAS, que oferecem opções de embarque.

      Contudo não compre antes de contatar um profissional da área de comex, pois corre o risco de faltar documento ou ter algum impedimento e vc ter dissabores na hora de nacionalizar sua máquina, ou seja, pode sair mais caro o molho que o peixe.

      É pra uso próprio na sua empresa ou para revenda?

      Se quiser contatar direto meu email é o rodrigo@giraldelli.com.br

      Abraço.

      Excluir
  104. Anônimo3:53 PM

    ola, sou de belo horizonte e tenho interesse em importar bolsas da china
    mas, não tenho nenhuma experiencia ,gostaria de saber se existem catalogos
    contatos de fabricas da china disponiveis na net e tambem saber se vcs fazem esse trabalho de acessorar as pessoas que queiram começar a importar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ, podemos te ajudar com certeza.

      Me passe seu email no rodrigo@giraldelli.com.br

      Abraço.

      Excluir
  105. Anônimo9:53 PM

    Boa noite senhor Rodrigo
    Se for possivel solucione minhas duvidas desde ja agradeço.
    1. como me tornar uma pessoa juridica para importar da china?
    2. quais os documentos? e o que é necessario para começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo, uma importadora é uma empresa comum brasileira, com o cadastro no Siscomex, que é expedido pela Receita Federal. Veja maiores informações aqui.

      http://www.rodrigogiraldelli.blogspot.com.br/2012/06/sobre-o-radar-habilitacao-siscomex-in.html

      Excluir
  106. olá Rodrigo, parabéns pelo blog. Preciso de uma ajudinha, pois quero importar celulares/tablet android e mini pc tv e gostaria de saber o velor dos impostos desses produtos. o celular custa u$ 160 e mini pc u$ 50. saberia me dizer quanto ficaria essa compra com impostos p rio de janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que consultar certinho, depende da NCM desses produtos. Mas fiz uma pesquisa a tempos atras e por se tratar de eletrônicos, os valores não são tão altos. Pode calcular algo como 45% dos valores encontrados lá fora. Esse se produto provavelmente terá que trazer aéreo, pois marítimo vc ficará com muito dinheiro parado no mar e nos portos (transit time de 70 dias). Então considere uns 55%.

      Para ser preciso no cálculo temos que obter mais informações. Se tiver interesse mande um email para rodrigo@giraldelli.com.br (esse é um serviço que tem custo aproximado de R$ 750).

      O problema não será o preço, mas sim as licenças adicionais. Celular é complicado pq tem que homologar o aparelho e abateria na Anatel, esse é um processo um pouco chato, pois dependemos de ensaios e informações do seu fabricante na origem.

      Tablets e mini pc tv se tiver wi-fi (e provavelmente terão), tb tem que ter licença na Anatel.

      Mas tudo isso depende da legislação do momento em que se for importar, por isso é que tem bastante coisa pra ver antes de colocar seu dinheiro na frente.

      É claro que estamos falando de fazer tudo de acordo com a lei, pois é assim que tem que ser para seu negócio ser sustentável.

      Excluir
  107. Bom dia, eu preciso importar 100000 copos de plástico branco de 200 ml. Essa mercadoria tem alguma tributação diferenciada ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  108. Que eu saiba não tem nenhuma tributação diferenciada, só a tradicional mesmo... Vc tem a NCM desse produto?

    ResponderExcluir
  109. OLa Rodrigo, primeira vez em seu blog, muito bom por sinal. Planejo começar a vender brinquedos(como lego , playmobil, barbies, etc), importando da China. Vcs teriam fornecedores de confiança pra indicar?

    Att

    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Victor, podemos fazer a pesquisa dos fornecedores para vc comprar da China com confiança plena. Contudo em relação aos itens que vc deseja importar, seriam genéricos e similares ou originais Lego, Playmobil, Barbies etc...

      Importar brinquedos deve ter aprovação do Inmetro e para importar produtos de marcas famosas, deve-se ter a licença de fabricação dos donos das marcas, caso contrário seu produto é pirata e não poderá entrar no Brasil.

      Se desejar maiores informações entre em contato comigo em rodrigo@giraldelli.com.br

      Grato.

      Excluir
  110. Boa tarde Rodrigo, o que é necessário para importar produtos com HS 3005901000 ? Qual a taxa que incide? não entendo nada disso...

    ResponderExcluir
  111. Anônimo9:03 PM

    Boa Noite Rodrigo
    tenho interesse em importar da china oleo de coc, cartamo, peixe (omega 3) em softhgel (capsulas gelatinosas). tenho um empresa registrada na anvisa, hj adquiro este material de fabricantes no brasil porem devido a grande demnada o preço por muito vezes sobe na falta destes, alem de eu ficar algum tempo sem ter o produto para vender. achei varios fabricantes na chian um me passaou ate cotação, porem nao sei como dar o segundo passo para concretizar esta ideia, me parace que voce pode me ajudar nisto?
    voce tem espreincia em importar da china nutraceuticos e suplementos? friso q nao sao medicamentos e sim alimentos.
    obrigado
    Luis Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Luis Felipe, favor me passar seu contato em rodrigo@giraldelli.com.br

      Temos informações relevantes para seu negócio.

      Abraço.

      Excluir
  112. Prezado Luis Felipe, favor me passar seu contato em rodrigo@giraldelli.com.br

    Temos informações relevantes para seu negócio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  113. Bom Dia Rodrigo, tenho importado pequenas quantias de produtos de beleza, bolsas couro, relogios como pessoa fisica e quando aumentei minha quantidade tive problemas na Receita. Devido a isto estou abrindo empresa para poder importar estes produtos e comercializa-los através de sites revenda e distribuição.Como pessoa juridica até quantos dollares posso importar, quanto varia os impostos de importação.Até me legalizar teria com contratar uma empresa para fazer estas importações, quais os custos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Renata, tudo bem?

      Não há limite de importação para pessoa jurídica. Tem um limite controlado pela Receita Federal, mas ele é expansível para o tanto de volume que a sua empresa precisar. Geralmente, quando se obtém o radar em regime simplificado, o valor é de 150 mil dólares por semestre.

      Os impostos de importação variam de 0 até 200% (não sendo esse um limite), conforme os produtos que se deseja importar. Para saber exatamente temos que analisar o produto, classificar em uma NCM e depois consultar.

      Para que vc possa fazer importações é preciso ter o RADAR, sua empresa deve portanto obter essa habilitação junto à Receita Federal. Sem ela sua importação não estará legalizada.

      O que pode fazer é solicitar à uma importadora comprar os produtos e revender a vc, mas ela não pode fazer isso com exclusividade, pois assim estaria ocultando o real importador. Contudo para fazer a operação junto a uma importadora terceira, vc estará revelando seu negócio, fornecedor e até mesmo clientes.

      Sugiro fundar sua empresa (isso leva aproximadamente 30 dias) e obter o RADAR, que deve levar mais uns 15 dias. Assim vc pode fazer tudo por conta própria.

      Estou à disposição em rodrigo@giraldelli.com.br

      Abraço e bons negócios.

      Excluir
  114. Anônimo7:13 PM

    olá rodrigo pode me tirar uma duvida?

    quero importar placas de led eletronica que custa em torno de 400dolares 20 pç,
    o volume é de 1x1 metro.
    qual seria o calculo a ser feito

    grato rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, obrigado pelo comentário.

      Pra saber o cálculo é preciso de mais informações como Local da fábrica, porto de origem, porto de destino, local de destino, peso bruto e líquido, ncm do produto.....

      Maiores info em rodrigo@giraldelli.com.br

      Excluir
  115. Anônimo4:26 PM

    Ola Rodrigo,

    Estou em busca de fornecedores para produção de blusas em tricot, tem alguma dica de tributos, e empresas que possam me assessorar tanto na produção como na importação até minha empresa, se possivel me passar alguns contatos, e caso vc faça um desses serviços, por favor me diga qual, desde ja agradeço.
    Rafael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Rafael, tudo bem? Não tenho as dicas de tributos pois eles variam de produto a produto. Na verdade tenho uma dica, para ramo do vestuário os tributos são altos, pois a indústria nacional é bem forte.

      Podemos assessorar sua empresa do zero até estar importando efetiva e frequentemente, somos profissionais, temos escritório na China e fazemos isso pra viver www.pradogiraldelli.com.br

      Maiores informações em rodrigo@giraldelli.com.br

      Me passe seu número ou email para eu lhe contatar.

      Abraço.

      Excluir
  116. Olá, Rodrigo!
    Gostaria de poder seguí-lo neste blog, iniciativa tao legal!
    Abs,
    Fernando.

    ResponderExcluir
  117. Olá Rodrigo,

    Preciso encontrar fornecedores de farois automotivos na china, mas não faço idéia de como encontrá-los, nem de como iniciar essa busca. Você tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Geisa, tudo bem?

      Então, vou lhe dar duas alternativas.

      1. pesquise no google, no Alibaba, no MadeInChina, no GlobalSources e em outras dezenas de sites que tem na net. Isso será trabalhoso e sem custo para vc. Não mande dinheiro para ninguém, só faça as pesquisas.
      2. Contrate os serviços de um profissional para fazer isso para vc, com maior assertividade e rapidez (nós podemos fazer isso pra vc). Isso lhe poupará tempo mas naturalmente tem um valor do investimento.

      Maiores informações em rodrigo@giraldelli.com.br ou www.pradogiraldelli.coml.br/comercio

      Excluir
  118. Olá Rodrigo gostaria de importar produtos eletronicos e materiais esportivos da china. Voce poderia mim informar alguns forneçedores pra essas 2 areas???

    Agradeço desde já

    PARABENS PELO SEU POST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iury, tudo bem? Caraca, são muitas opções. Sugiro começar pesquisar no

      Alibaba.com
      Made in China .com
      Global Sources. com

      Assim vc terá uma referência do tanto de coisas que tem por lá. Tendo uma lista de produtos me contate em rodrigo@giraldelli.com.br para calcularmos os custos (esse serviço tem um valor de 750 reais) e assim vc terá subsídios para decidir o quê deve importar.

      Se precisar que nós pesquisemos os produtos, nos envie a lista no mesmo email informado no parágrafo anterior.

      Abraço.

      Excluir
  119. Bom dia Rodrigo!
    Parabéns por seu blog, e por sua pronta e correta resposta a todos que
    enviam suas duvidas a vc.

    Tenho uma empresa pequena no segmento de Moda Intima, e nao tenho como comprar em grandes quantidades.

    Gostaria de obter o endereço de um Importador da China, que tenha camisolas, Baby dool, Espartilhos e Moda Intima em geral.
    Aguardo sua resposta.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jusara, podemos te ajudar através do nosso escritório na China.

      O difícil no seu ramo é escolher os produtos, haja vista que tem uma grande variedade de cores, tecidos, modelos.

      Vc tem duas opções.

      1. vá pra china para poder escolher tudo, vc vai gastar em torno de 7 mil reais na viagem, ou (como vc me disse que está com poucos recursos).

      2. me mande amostras ou fotos detalhadas daquilo que vc precisa que eu peço para meu pessoal comprar amostras para vc na China e te enviar. Vc escolhe e compramos os produtos que deseja importar (com base na qualidade e preço) e assim vc entra no mundo dos importadores.

      Maiores informações em rodrigo@giraldelli.com.br

      Abraço.

      Excluir
  120. Anônimo11:14 AM

    ola gostaria de inicio elogiar este sait muito bom ,mas gostaria de eclareçer minha duvid gostaria de comprar 10 conseolesxbox 360 eles custam1400 dolares o vendedor me garantiu que seria frete gratis ?mas tenho minha duvid o valor final deste produto em minha casa e so mesmo 1400 dolares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não tenho experiência com imporatação simplificada, contudo vc deve adicionar 60% de impostos no valor dos produtos + frete. Deve adicionar tb o valor do icms do seu estado. O caso é que a RFB não fiscaliza tudo, então pode ser que seus produtos entrem sem fiscalização, mas isso não é o correto.

      Excluir
  121. Anônimo9:07 PM

    olá rodrigo!me chamo clécio sou de Sao Paulo(capital)
    parabéns pelo seu blog você é um excelente profissional.
    .Gostária que mim ajudaçe, trabalho com vendas de
    eletronicos ex;celulares pois compro aq mesmo no brasil,
    e vou ampliar meu negócio.
    .Eu gostária muito de importar da china,pois ñao sei por
    onde começar,existe alguma empresa que possa fazer este
    serviso de importação para nós?De inicio quero comprar
    2.00,00R$(dois mil reais)em celeulares,depois aumento
    as compras,qual o preço final que eu irei pagar?inclindo
    todas as taxas?fico no aguarde..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Clécio, como falamos por email, para importações de pequena monta, é melhor fazer pelo importa fácil dos Correios. Para comprar celular das fábricas as mesmas pedem pedido mínimo de 100 ou 500 peças por modelo. É preciso também ter a homologação do aparelho e bateria na Anatel antes de importar os produtos.

      Excluir
  122. Como trazer produtos importados em Container sem ter empresa importadora? É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Neto, tudo bem?

      Tecnicamente não pode. Ou seja, se vc comprar os produtos fora do Brasil e utilizar uma empresa terceira para fazer a importação exatamente dos seus produtos, isso caracteriza importação por encomenda. Neste caso sua empresa tem que ter o Radar (habilitação no Siscomex).

      Contudo se a empresa importadora compra os seus produtos e os produtos de diversas outras empresas, importa no nome dela, vende para vc e para outras empresas, de forma que não seja exclusiva e que ela tenha margem de lucro para manter suas operações, então é uma relação de compra e venda no mercado doméstico, simples, como qq empresa por de comprar de qq importadora.

      Quais produtos vc deseja importar? Quanto deseja investir no primeiro ano de importação? Qual cidade está localizada sua empresa? Maiores informações em rodrigo@giraldelli.com.br

      Excluir
  123. Anônimo11:05 AM

    Olá Rodrigo!! Parabéns pelo excelente trabalho!! Gostaria de saber se voce recomenda o pagamento antecipado da mercadoria para o exportador e que só seja feita a conferência aqui no Brasil. Se não, o que indicaria para ter maior segurança? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anônimo, tudo bem?

      Seguinte, na China é muito comum (quase uma obrigatoriedade) o pgto antecipado. Depende muito da credibilidde do fornecedor. Se você não cnfia, pode contratar serviços de inspeção de fábrica ouinspeção de embarque, nós prestamos esse serviço para vc, tem um custo de aproximadamente 25o dólares por dia de serviço, mais despesas de viagem.

      Se quiser mais alguma informação pode escrever aqui ou enviar email para rodrigo@giraldelli.com.br

      Abraço.

      Excluir
  124. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  125. William Scarone12:40 AM

    Olá Rodrigo blz?
    Tenho interesse em comprar tabletes,câmeras e lentes fotográficas profissionais da china.
    Gostaria de algumas recomendações.
    Obrigado,Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi William, tudo bem? Que tipo de recomendações?

      Excluir
    2. William Scarone4:42 PM

      Boa tarde Rodrigo...
      Eu gostaria de importar tabletes da china,fechar um container,Como faço para achar fornecedores de confiança?E qual seria o procedimento que devo seguir para o produto chegar em minhas mãos?
      Obrigado...

      Excluir
    3. OI Willian, entre em contato via rodrigo@giraldelli.com.br

      Penso que precisamos refinar seu projeto, pois um container de tablet's gira em torno de 1,5 milhão de dólares (15 mil peças a 100 dólares.

      É disso que vc está falando?

      Excluir
  126. Oi Rodrigo
    Gostaria de receber informacões sobre importacão de produtos médico-odontológico, tanto para pessoa física quanto jurídica, ou seja, tanto para consumo como para montar um negócio neste segmento. V. conhece algum fornecedor neste segmento?
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dr., tudo bem?

      Conheço alguns fornecedores nesse segmento, mas para refirnarmos sua pesquisa, precisamos saber exatamente o quê se deseja importar dentro desse ramo médico-odontológico.

      Não recomendo importação para pessoa física, pois para esse tipo de produto, é preciso ter licença da Anvisa, então a entrada do seu produto no Brasil, quando sem essas licenças, no caso de pessoa física depende de sorte, haja vista que o processo de fiscalização é por amostragem, já no caso de pessoa jurídica não entra nada se não tiver as licenças.

      Então para abrir um negócio nesse segmento, estou à disposição para lhe assessorar.

      Pode me contatar em rodrigo@giraldelli.com.br ou 44 3026 4180.

      Sucesso.

      Excluir
  127. Cassio Silva10:42 AM

    Oi Rodrigo bom dia!!
    bom seguinte, estou com umas amostras gratis de raios de bicicleta, em Tiajin, China, so que o envio fica mto caro $450, nao conpensa o que vc me recomenda de envio? ou vc tem acesso a esta cidade pra prazer pra mim? Ah nao sou logista e nem importador so consumidor final msm. obrigado por esclarecer minha duvida e aguardo resposta.
    Obrigado
    Cassio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Cassio, tudo bem?

      O frete deve ser caro pois o material é pesado. Temos escritório na China mas para mandar para o Brasil talvez o custo seja o mesmo, pois utilizaríamos os serviços de DHL, Fedex, UPS, EMS ou qq outra do tipo. Quantos quilos pesa esse material?

      Sempre temos clientes indo e voltando pra China, mas não posso pedir pra trazer materiais/amostras de outros clientes em suas bagagens, pois geralmente quem volta da China já volta cheio de amostras.

      Vc tem intenção de usar esse material ou testar para importar em grande escala depois? Entenda que as amostras geralmente tem custo alto se comparado o preço do produto, mas tem custo muito baixo se comparado à segurança e solidez que vai gerar nos negócios futuros, então se for para importar em grande escala, pague os usd 450, se for para uso, talvez seja melhor comprar no Brasil.

      Abraço.

      Sucesso.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo
      Gostaria de saber materias de skate estam classificados com qual arancel imposto. e para estes produtos Brasil tem algum tratado de livre comercio com algum dos paises que vou citar.China-Mexico-España-Canada-Usa, que impostos se aplica a estes produtos quando Brasil tem tratado de livre comercio
      obrigado
      Fabiano

      Excluir
    3. OI Fabiano, tudo bem? Não conheço nenhum tratado de livre comércio para skates. Podemos consultar mediante ao fornecimento da NCM. Qual é a NCM dos seus produtos?

      Excluir
  128. Anônimo11:48 AM

    Olá Rodrigo. Parabéns pelo seu blog e estou certo que você é um grande Ser humano, descobriu o Grande Segredo, que é dar e oferecer às pessoas algo que possui, neste caso informação. Deus lhe dará em dobro com certeza. Estou aprendendo muito com suas informações e em breve irei lhe contactar para fazer alguns orçamentos. Por enquanto, não sei se é possível, vejo que nos comentários só tem hora e não tem data, não sei se é possível habilitar isso no blogspot, acredito que será melhor para as pessoas se situarem da data que foi respondida e atualidade das informações. Obrigado! Abço. Redondo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não vejo a data da resposta aqui. Vou ver se consigo colocar.

      Amigo, faço de bom gosto, sou professor e tive bons professores na minha vida. Manter o blog me ajuda a escrever melhor e me mantém atualizado. Então eu também sou beneficiado. É claro que também aparecem clientes que geram negócios a partir daqui, mas o que eu sei eu passo pra frente, e assim vamos melhorando.

      Deus nos abençõe... Amém.

      Excluir
  129. Anônimo8:53 PM

    Ola rodrigo.

    Comprei um celular da china com um valor em reias e frete de 156,00. Gostaria de saber se vou pagar algum imposto? Tb gostaria de saber se irei pagaro quanto seria o correto a pagar. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo... se não cair na fiscalização, vc receberá seu aparelho em casa. Se cair, vc pagará 60% de impostos (base de cálculo 156,00) e mais 18% de ICMS (base de cálculo 156 + imposto 60%).

      Não sou especialista em importação simplificada, mas acho que é isso.

      Abráco.

      Excluir
  130. Anônimo5:59 PM

    Olá Rodrigo.

    Meu nome é Mário sou da cidade de Recife e estou querendo abrir uma empresa para importar alguns produtos da China e revende-los no Brasil.
    São maquinas de unhas de gel o custo das maquinas diretamente da fabrica sem o frente é de 750,00 dolares a fabrica é de Guangzhou o que devo fazer para ter esses produtos aqui no Brasil?
    Obg se puder enviar uma email agradeço
    mln_jp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Mário, tudo bem? Como está a vida em Recife?

      Cnsiderando o valor da máquina, penso que vc pode fazer importação door to door, ou seja, peça para o fabricante mandar diretamente para seu endereço, via express company (como DHL, Fedex, UPS...).

      Abraço.

      Excluir
  131. Rodrigo belo post,

    Meu nome é Lucas.
    Por favor me ajuda tenho 16 anos de idade e eu sou profissional do tênis de mesa, quero saber quais impostos tem um produto esportivo da china com peso de menos de 1kg ao total que seria raquete e borracha.
    A raquete tá em torno de 30-40 reais na china que são 1222 ienes. e a Borracha em torno de 12 reais cada que saum 470*2 ienes.
    Por favor poderia me responder quais impostos nesse caso teria e se puder um fornecedor desse tipo de produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lucas, tudo bem? É para seu uso né? O imposto vai ficar 60% do valor da raquete+frete. Depois pode ser que vc tenha que pagar o icms de 18% desse valor.

      Abraço.

      Excluir
  132. Rodrigo, quero saber quanto ficaria o custo de importação de produtos com peso menor de 1kg e preço total de 2100 ienes da china.
    No caso raquetes e borrachas de tenis de mesa.
    Você poderia me dizer quais impostos que terei que pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Azurra, tudo bem? É para seu uso né? O imposto vai ficar 60% do valor da raquete+frete. Depois pode ser que vc tenha que pagar o icms de 18% desse valor.

      Abraço.

      Excluir
  133. Parabens pelo blog.

    Estou montando um site para vender produtos da china, parte dos produtos sera vendido através do DROPSHIP e outro produtos eu vou comprar e vender para entregar mais rápido.
    MINHA DUVIDA:

    eu tenho uma micro empresa optante do simples. tem como eu fornecer nota fiscal para esses produtos vendido por DROPSHIP? os produtos que eu comprar e se chegar até a mim sem pagar imposto eu posso emitir nota fiscal de saída desses produtos?

    se eu quiser importar de forma legal usando minha empresa que é optante do simples nacional quais os imposto que pagarei?

    ResponderExcluir
  134. OI Marcos, vamos lá.

    Primeiramente não entendo quase nada de dropshiping mas... vou tentar.

    Fornecer nota fiscal do produto que vc vendeu por dropship penso não ser possível, veja com seu contador. Mas tecnicamente vc não recebe o produto, não tem entrada dele na sua empresa, não há documento que comprove isso, então vc não pode vender. Na verdade vc é o intermediário que recebe um taxa de corretagem por vender um produto de outro fornecedor, que será entregue direto para seu cliente. Então não pode ser emitido essa NF. Volto a dizer. Fale com seu contador.

    Os produtos que vc compra por importação simplificada (sem pgto de imposto ou pgto de 60% de imposto), não pode ser revendido, pois importação simplificada serve apenas para uso e consumo. Se precisar revender, tem que ser feito pelo importa fácil dos correios ou por importação formal.

    Os impostos que vc vai pagar dependem do tipo de produto, cada produto tem uma NCM - Nomenclautura comum do Mercosul, ou HS Code utilizado lá fora do Brasil.

    Com esse HS Code vc pode consultar os impostos no site da Receita sem custo através desse link.

    http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/

    À disposição, agradeço.

    ResponderExcluir
  135. Anônimo12:12 AM

    Olá Rodrigo, muito bom seu blog e vc é muito prestativo, parabéns!!!

    Gostaria de abrir uma empresa de importaçao e exportaçao e tirar uma dúvida sobre trading company, o que seria? Me encaixaria nessa nomenclatura?

    Quanto eu gastaria (em torno) para abrir a empresa, tirando o RADAR e tudo mais que necessita para a abertura, quero vender produtos de informática em loja virtual e atacado e varejo... e se por ventura poderei importar celulares e afins, tenho que especificar o que irei importar? Por exemplo, posso importar tecidos e ao mesmo tempo celular? Pensei em começar como empreendedor individual e futuramemte me tornar LTDA. ou nao compensa?

    Por exemplo eu comprar 100 celulares de 120 reais qual será a tributaçao... vou gastar 12000 reais só de compra, quanto a mais eu gastaria em impostos tirando o frete?

    Desde já agradeço.
    Adriano C. H.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Adriano, obrigado.

      Trading companies são empresas especializadas em importação e exportação, geralmente que prestam serviços para outras empresas que tem interesse em negociar com o exterior. O trader é muitas vezes o intermediário legal, ou representante das empresas exportadoras e importadoras.

      Não se preocupe com o nome Trading. Pelo que entendo, seu objetivo é ter uma importadora para importar produtos para sua revenda certo?

      Penso que para abrir uma empresa vc gastaria em torno de 1000 reais, veja isso com um contador de sua confiança.

      Tirar o RADAr é muito simples, tenho um post sobre isso aqui no blog.

      Não tem que especificar os produtos que deseja importar no ato de constituir sua empresa, mas somente o ramo de atividade desejado.

      Sim, pode importar tecidos, celulares, e quaisquer outros tipos de produtos na mesma empresa.

      Depende do volume de negócios, Penso que pode abrir direto uma LTDA ou uma Eireli.

      Para importar celular vc gastará aproximadamente mais 70%, isso incluindo impostos, fretes, seguros, taxas. Mas tem que calcular certinho, produto a produto, importação por importação, pois existem vários fatores que podem influenciar.

      Abraço.

      Excluir
  136. Anônimo9:19 AM

    Muito obrigado Rodrigo,

    Vc presta assessória para abertura do tipo de empresa que quero?!?
    Desde conseguir o RADAR até despacho aduaneiro, frete de container etc...

    Estou indo ao SEBRAE-Pr (Curitiba) tirar umas dúvidas aproveitando que é a semana do empreendedor. Mas já me falaram que a consultoria deles nao é grande coisa, última pergunta... vc tem empresa no mesmo ramo?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Para abrir sua empresa fale com um contador... para obter o Radar ele mesmo pode providenciar para vc. Lembrando que não tem taxa para tirar o Radar.

      Fora isso, presto vários serviços sobre comércio exterior. Veja mais em www.pradogiraldelli.com.br/comercio

      Excluir
    3. Anônimo10:19 AM

      Entrarei em contato.

      Obrigado

      Excluir
  137. Anônimo11:30 PM

    Olá Rodrigo,

    Muito bom seu blog, gostaria de saber sobre alvará, minha mae tem uma malharia pequena em casa mas nao está registrada devidamente e mesmo se tivesse eu conseguiria tirar álvara como empreendedor individual? Vamos ficar na hipótese que a malharia dela nao esteja regularizada, o pessoal da prefeitura vem na residencia ver ou eles simplesmente liberam conforme as normas sem vir ao local?

    Muitisso obrigado.

    ResponderExcluir
  138. Anônimo11:25 AM

    Rodrigo,

    Parabéns pelo seu blog.

    Sobre o importa fácil é 60% do valor total da mercadoria com frete e afins certo?!? Se for em dolar uu converto esse valor para reis primeiro ou nao tem difereça?

    Por exemplo:

    Compro um produto por $200 + $50 (frete)= $250 x 2.16 (cambio do dolar) = R$540


    Tributaçoes:

    R$540 x 60% = R$324

    540+324= R$864

    Ainda tem R$150 de desembaraço que os correios cobram

    E o ICMS que muitos casos sao 18% esse 18% calculo no final depois que calculei os 60%?

    Ou seja 864 x 0,18 = 155,52

    Terei que pagar o valor total do produto com suas devidas tributaçoes R$1019,52

    Minha linha de raciocinio está certa? O importa fácil é 60% do valor total + 150 de desembraço + ICMS se o estado cobrar? Ou tenho que pagar mais alguma coisa?

    Desde já agrdeço!







    ResponderExcluir
  139. Anônimo11:41 AM

    Oi Rodrigo, vlw pelas dicas.

    Gostaria de saber se o commercial invoice precisa conter o CNPJ do fornecedor que estou importando ou pode ser igual a essa http://www.fedex.com/downloads/lac/commercialinvoice_br_filled.pdf

    E quando a mercadoria chega no Brasil a nota fiscal de entrada tem que conter que dados no fornecedor ou só preciso das informaçoes da minha empresa? Isso tudo usando o importa fácil.

    Obrigado pela atençao.

    ResponderExcluir